top of page
  • Valemobi

Trump diz que Rússia e Arábia Saudita devem chegar a um acordo em breve

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que conversou recentemente com líderes da Rússia e da Arábia Saudita e que acredita que os países farão um acordo sobre a guerra do petróleo “em poucos dias”, informou a Reuters.


Em coletiva de imprensa, Trump afirmou que convidou executivos do setor de petróleo dos EUA à Casa Branca para discutir meios de ajudar a indústria, que, de acordo com o presidente, está “devastada” pela forte queda na demanda durante a pandemia do novo coronavírus e pela disputa de preços entre russos e sauditas.


“Eu vou me encontrar com os produtores de petróleo na sexta-feira. Vou me reunir com produtores independentes de petróleo também na sexta-feira ou no sábado. Talvez domingo. Nós teremos um monte de reuniões sobre isso", comentou Trump durante a coletiva na Casa Branca.

A informação foi adiantada ontem pelo Wall Street Journal.


Segundo o jornal americano, a reunião será realizada na Casa Branca com a presença de CEOs de ExxonMobil, Chevron, Occidental Petroleum Corp e Continental Resourses.


"Ao redor do mundo, a indústria de petróleo tem sido devastada", disse ele. "É muito ruim para a Rússia, é muito ruim para a Arábia Saudita. Quero dizer, é muito ruim para ambos. Eu acredito que eles vão fazer um acordo”, disse Trump em tom otimista.


Preço do barril dispara


Após fala de Trump, os preços do petróleo saltavam nesta quinta-feira, 2. Por volta das 8h20, no horário de Brasília, o barril do tipo Brent subia 10,23%, em Londres, a US$ 27,27. Já o barril WTI, nos EUA, registrava crescimento de 9,35%, a US$ 22,21.


Vale lembrar que somente no acumulado deste ano, os preços globais do petróleo já caíram mais de 60%, em meio ao cenário caótico da pandemia de Covid-19 e, ao mesmo tempo, a guerra travada entre Rússia e Arábia Saudita.


bottom of page