top of page
  • Valemobi

Vendas no varejo caem 6,1% em dezembro e encerra 2020 com alta de 1,2%

Em dezembro de 2020, o volume de vendas no comércio varejista sofreu uma retração de 6,1% em relação a novembro, quando variou -0,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Segundo a entidade, essa foi a queda mais intensa para um mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2000.


Por outro lado, mesmo com os resultados negativos dos últimos dois meses do ano, o acumulado de 2020 fechou com alta de 1,2%.


É a quarta vez consecutiva que o comércio apresenta alta anual: 2,1% em 2017; 2,3% em 2018 e 1,8% em 2019. Com o recuo de dezembro, as vendas do varejo se igualaram ao patamar de fevereiro, período pré-pandemia.


Varejo ampliado


No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em dezembro recuou 3,7% em relação a novembro e fechou o ano em queda de 1,5%, após três anos consecutivos de altas.


Em relação a dezembro de 2019, o crescimento foi 2,6%, sexta taxa positiva consecutiva nesta análise.


“Os resultados da pesquisa costumam ter variações menores, mas com a pandemia, houve uma mudança deste cenário, já que tivemos dois meses (março e abril) de quedas muito grandes”, disse o gerente da PMC, Cristiano Santos.


Para ler a PMC de dezembro na íntegra, clique aqui.

bottom of page