As vendas no comércio varejista tiveram uma expansão de 3,4% em agosto ante julho de 2020, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, o volume de vendas no varejo atingiu o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000.
De acordo com o IBGE, este foi o quarto mês seguido de alta do varejo restrito, após o impacto inicial da pandemia de Covid-19 sobre as vendas. Em relação a agosto de 2019, na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 6,1%.
A leitura ficou acima das projeções realizadas por economistas da Bloomberg, que esperavam que as vendas no varejo tivessem crescido 6% na base anual e 3% no comparativo mensal, após alta de 5% no período anterior. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 0,5%.
No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas cresceu 4,6% em relação a julho, enquanto a média móvel do trimestre foi 7,6%.
Em relação a agosto de 2019, o varejo ampliado cresceu 3,9%, contra 1,6% em julho de 2020, segunda taxa positiva consecutiva. O acumulado nos últimos 12 meses foi de -1,7%.
Para ler a PMC na íntegra, clique aqui.
Comments