top of page
  • Valemobi

Volume de serviços sobe 2,6% em julho, diz IBGE

O volume de serviços prestados subiu 2,6% em julho na comparação com junho, na série com ajuste sazonal, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Contudo, em relação a julho de 2019, o volume de serviços recuou 11,9% - decepcionando as expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que esperavam uma queda de 10,1% em julho na base anual.


No acumulado do ano, o indicador caiu 8,9% frente a igual período do ano passado. “O acumulado nos últimos 12 meses (-4,5%) mantém trajetória descendente desde janeiro (1,0%), com o resultado negativo mais intenso desde julho de 2017 (-4,6%)”, destaca o IBGE.


A expansão de 2,6% do volume de serviços de junho para julho foi acompanhada por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para os serviços de informação e comunicação (2,2%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,3%).


O primeiro setor acumulou um ganho de 6,3% nos últimos dois meses, mas ainda sem eliminar as perdas de 9,2% dos cinco primeiros meses do ano. Já o segundo ramo cresceu 14,4% entre maio e julho, depois de recuar 25,2% no período março-abril.


Para saber mais detalhes da PMS, clique aqui.

bottom of page