top of page
  • Valemobi

Yellen afirma que a inflação nos EUA será temporária

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quinta-feira, 27, que a economia do país está se recuperando bem da crise gerada pela pandemia de covid-19 e que a inflação será temporária.


Segundo Yellen, a inflação seguirá nos próximos meses, mas, caso seja necessário, a Casa Branca, o Congresso e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possuem as ferramentas necessárias para combatê-la.

“Não acredito que a inflação permanecerá elevada, vejo esse comportamento como transitório e ligado ao processo de reabertura econômica”, destacou a secretária.

Além disso, a secretária afirmou também que velocidade e a força da recuperação são dependentes de um Tesouro completamente financiado.


Apesar do crescimento do portfólio do Tesouro, Janet acredita que o orçamento anual não aumentou em conjunto. “Não podemos continuar sendo bons administradores dessa recuperação com um orçamento que foi projetado para 2010″, destacou.


De acordo com o calendário, a Casa Branca deverá divulgar o novo orçamento do atual governo nesta sexta-feira, 28.


Yellen também falou a respeito da situação do mercado de trabalho dos Estados Unidos, assegurando que, apesar da recuperação de vagas, ainda há ociosidade. Em abril, foram geradas 266 mil vagas e a taxa de desemprego chegou a 6,1%.

“Nos últimos meses tivemos a recuperação de empregos, mas ainda estamos 8 milhões de vagas abaixo dos níveis anteriores à pandemia”, disse ela.
bottom of page