top of page
  • Valemobi

Índice de Confiança do Comércio registra 2ª queda seguida em novembro, aponta FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), da Fundação Getulio Vargas (FGV), reportou uma queda de 2,3 pontos em novembro, passando de 95,8 para 93,5 pontos. Dessa forma, com os dados divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo instituto, houve a segunda queda consecutiva do indicador.


“O segundo resultado negativo da confiança do comércio, em novembro, mostra que voltam a surgir obstáculos para recuperação do setor”, aponta Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio da FGV. “A piora no mês foi influenciada pela percepção de redução do ritmo de vendas e ligeiro aumento das expectativas em relação aos próximos meses, mas ainda em patamar baixo”.

A dificuldade na recuperação da confiança do consumidor, a redução dos benefícios do governo e o cenário ainda negativo do mercado de trabalho sugerem que a retomada do comércio ainda pode encontrar mais obstáculos e que o ritmo pode ser mais lento do que o observado nos últimos meses.


De acordo com o estudo da FGV, em novembro, a confiança caiu em quatro dos seis principais segmentos do comércio.


O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 5,4 pontos, para 99,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 0,9 ponto para 87,5 pontos.

bottom of page