top of page
  • Valemobi

O que é bookbuilding e para que serve?

Negociar parte de seu capital nas bolsas de valores é um recurso usado pelas companhias que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado financeiro.


Mas por quê?


Abrir o capital é uma ótima oportunidade para as empresas arrecadarem uma grande quantia de dinheiro para ampliar seus segmentos e negócios.


Entretanto, existem algumas etapas a serem seguidas antes de se realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). Para que uma empresa comece a operar em bolsa, é necessário precificar o valor de cada papel que será negociado em seu IPO.


O que é bookbuilding?


De um modo resumido, o bookbuilding é o processo utilizado para definir um preço justo para o IPO ou oferta secundária de ações, que seja adequado à intenção de compra dos investidores.


Por isso, no processo, o coordenador da oferta, em conjunto com seus investidores, estuda e avalia a demanda de seus ativos no mercado. Assim, ele conseguirá estimar o preço que poderá praticar e a quantidade de ações ou títulos que poderão ser oferecidos.


Quais as etapas?


O procedimento leva, em média, dez dias, para que definam um valor de compra adequado ao esperado. Além disso, existe todo um processo voltado à pesquisa e ao levantamento de dados, até chegar à precificação.

Na bolsa de valores brasileira, a B3, o processo pode ser feito de modo digital, com o e-bookbuilding.


Assim, toda a comunicação é feita por meio da internet, desde a manifestação de interesse de compra até a definição do preço final.


Veja o infográfico abaixo:


Infográfico desenvolvido por TradeMap

Exemplo


Caso uma empresa decida vender parte de seu capital social, o coordenador da oferta determinará um valor inicial com variação. Exemplo: entre R$ 10 e R$ 15.


Após isso, o próximo passo será levantar o interesse de compra dos investidores no mercado em geral.


Se, por acaso, o valor esperado não for atingido, a melhor solução da companhia é reduzir o preço, de forma a atrair mais acionistas para comprar seus papéis e, assim, atingir o valor esperado.


Se o procedimento for mal realizado, a comercialização dos ativos será lesada e a empresa poderá até mesmo ter prejuízos com uma desvalorização não planejada de seus ativos

Mas o contrário também pode ocorrer: a demanda também pode superar a quantidade de ações ofertadas.


O que fazer se houver excedente da demanda?


Caso a demanda pela oferta supere a quantidade de ações ofertadas, a empresa deverá realizar um rateio.


O rateiro não é feito sobre o preço da ação, mas sim sobre a quantidade emitida.


Desse modo, cada acionista poderá adquirir uma parcela do número de ações que indicou no bookbuilding, fazendo com que todos os interessados recebam a sua devida parte.


Renda variável x Renda fixa


Se você pensou que o bookbuilding era feito somente para renda variável e ações, você estava enganado!


O processo também vale para títulos de renda fixa, como debêntures, Eurobonds e bônus globais. A lógica é a mesma que para as ações: pesquisar uma taxa de juros em que a quantidade de papéis oferecida possa ser vendida em uma forma proporcional ao esperado pela companhia.

Posts recentes

Ver tudo

O que muda com a nova Selic?

Com o recente corte da taxa básica de juros aqui no Brasil, muitas pessoas podem ficar com dúvidas sobre o que essa mudança mexe no mercado financeiro. No dia 6 de maio, o Comitê de Política Monetária

bottom of page