top of page
  • Valemobi

Como funciona o processo de abertura e fechamento de capital?

As empresas que negociam seus ativos em bolsas de valores são consideradas companhias de capital aberto, ou seja, qualquer pessoa pode comprar uma parte dela e se tornar, assim, um acionista.


Mas, da mesma forma, ela também pode optar pelo caminho inverso e decidir voltar a ter capital fechado.


Para isso, os dois caminhos necessitam de estudos e processos. Neste artigo, vamos analisar toda estrutura de abertura e fechamento de capital. Veja só:

  • O que é IPO?

  • Como é o processo de abertura de capital?

  • Como é feita a distribuição?

  • Como funciona o IPO para os investidores?

  • Vale a pena abrir capital?

  • Quais são as despesas para a empresa que decide abrir capital?

  • Como funciona o processo de fechamento de capital?


O que é IPO?

A oferta pública inicial, ou conhecido com IPO (Initial Public Offering, na sigla em inglês), consiste no primeiro passo de uma companhia para adentrar no mercado de capitais.


O primeiro procedimento formal para a empresa abrir capital é protocolar um pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – órgão regulador e fiscalizador.


Entretanto, para que a companhia passe a negociar seus papéis e outros valores mobiliários é necessário uma solicitação de listagem na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira.


Vale lembrar que a abertura de capital pode ocorrer com ou sem oferta de ações no mercado! Caso a companhia opte por negociar seus papéis é necessário que ela escolha um dos segmentos de governança corporativa: Nível 1, Nível 2, Novo Mercado e Bovespa Mais.


Como é o processo de abertura de capital?

Em geral, o processo de abertura de capital leva, em média, 10 semanas (de acordo com informações da B3). Para isso, o procedimento começa assim que a empresa realiza essas três ações abaixo:


Infográfico: TradeMap


Uma vez que foi montada a equipe, agora é preciso juntar informações financeiras. Este passo inclui identificação de áreas onde o fluxo do caixa pode ser acrescido.


Depois desse passo, a empresa deve montar:

  • Prospecto

  • Contratos de transição

  • Auditoria

Por fim, ela deposita seu prospecto junto à CVM, emite comunicado ao mercado – com a quantidade de ações ofertadas, data de precificação, negociação na bolsa e outras informações relevantes – e vende seus papéis aos investidores interessados.


Como é feita a distribuição?

No mercado de capitais existem duas distribuições:

  • Distribuição primária: a companhia emite e vende novas ações ao mercado e, por isso, os recursos obtidos vão direto para o caixa da empresa

  • Distribuição secundária: alguém que já detenha certa quantidade de ações da companhia e queira se desfazer delas, portanto o dinheiro levantado vai para o proprietário

Como funciona o IPO para os investidores?

Quem tiver interesse em comprar os ativos deve passar por alguns processos. Assim que a empresa divulga o prospecto e aviso ao mercado, ela marcará uma data de reserva para as suas ações.


Nesta etapa, o investidor tem que preencher, por meio de alguma corretora, o valor que gostaria de adquirir.


Entretanto, o procedimento de bookbuilding e fixação do preço dos papéis terminam às vésperas do IPO. Por isso, a solicitação deve ser feita em dinheiro, e não pela quantidade dos ativos. Quer ver um exemplo? Então vamos nessa!


Imagine que o sr. José tem interesse em comprar R$ 10 mil em ações da empresa TradeMap e, por isso, ele faz uma solicitação à corretora de valores para reservar essa quantia no IPO da companhia. Até aí tudo bem, certo?


Bom, após o TradeMap encerrar o período de reserva, o próximo passo é definir o preço por ação em sua oferta. Caso a companhia chegue a um valor de R$ 25 por ativo, logo o sr. José vai deter 400 ações:


Infográfico: TradeMap


É bom lembrar que após o período de reserva, o investidor não poderá mais desistir do negócio. Então salientamos que você tenha total certeza sobre a operação, hein!


Vale a pena abrir capital?

Temos que ter em mente que a partir do momento em que a empresa opta por abrir capital logo ela ampliará seu quadro de sócios.


Existe uma relação entre os investidores com a companhia, pois, além de se tornarem parceiros de negócios, também passam a ser proprietários de uma certa parcela da empresa.


De acordo com a B3, a abertura de capital representa redução de risco de crédito para a empresa.


Os recursos dos sócios investidores não têm prazo de amortização ou resgate, da mesma forma do dinheiro que o empresário colocou no empreendimento.


Também, diferentemente de empréstimos, não exigem rendimento definido: o retorno dos investidores depende do desempenho da empresa na bolsa de valores.


Além disso, também existem outros benefícios para a companhia:

  • Liquidez patrimonial

  • Processo sucessório e de partilha de liderança

  • Visibilidade ao ser regulamentada

  • Projeção e reconhecimento dos públicos

Quais são as despesas para a empresa que decide abrir capital?

Ao decidir abrir capital, a empresa terá custos com contratação de auditoria externa, preparação de documentos publicações legais, confecção de prospecto, comissão da instituição financeira e processo de marketing.


Também é possível contratar uma empresa de consultoria para auxiliar na definição do plano de abertura de capital, além da organização interna e na avaliação preliminar da companhia.

Por isso, as despesas estão atreladas ao grau de complexidade de cada empresa, certo?


Bom, agora que já foi explicado o que é IPO e as principais características do processo de abertura de capital, seguimos para a etapa inversa:


Como funciona o processo de fechamento de capital?

Assim como uma empresa decide abrir capital, ela também pode fazer o processo inverso e encerrar suas atividades no mercado aberto.


Isso significa que a companhia deixará de negociar seus ativos na bolsa de valores e voltará a ser privada.


A OPA, ou conhecida como oferta pública de aquisição, nada mais é do que quando a companhia deseja sair do mercado de capitais.


O acionista controlador precisa chegar a um acordo para oferecer aos demais investidores minoritários para, assim, garantir a compra do restante dos papéis no mercado.


A CVM entende que o preço justo estimado pela companhia deverá ser realizado por meio de um lado feito por alguma empresa externa com conhecimento na área.


Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo e participe desse texto também! Até a próxima, investidor!


Posts recentes

Ver tudo

O que muda com a nova Selic?

Com o recente corte da taxa básica de juros aqui no Brasil, muitas pessoas podem ficar com dúvidas sobre o que essa mudança mexe no mercado financeiro. No dia 6 de maio, o Comitê de Política Monetária

bottom of page