top of page
  • Editorial TradeMap

O que é bookbuilding?


O mercado de capitais possibilita que empresas possam negociar parte de seu capital em bolsas de valores. Dessa forma, a companhia pode arrecadar dinheiro para ampliar seus segmentos e negócios. Há um bom tempo, esse recurso é utilizado em vários países e tem ganhado cada vez mais destaque no ramo financeiro.

Mas para que uma empresa comece a operar em bolsa é necessário precificar o valor de cada papel que vai ser negociado na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). Até este passo, a companhia deve estudar e estruturar a definição do preço de suas ações, por meio de pesquisas e levantamentos da opinião geral do mercado.

De um modo resumido, o bookbuilding é o processo em que o coordenador da oferta estuda e avalia, em conjunto com os investidores, como seria a demanda de seus ativos no mercado. Dessa forma, a empresa que pretende abrir capital deve saber qual a intenção de compra dos acionistas e chegar a um preço razoável para o IPO ou oferta secundária de ações.

​​

Etapas

Esse procedimento demanda um tempo de, aproximadamente, dez dias, para que definam um valor de compra adequado ao esperado. Além do mais, existe todo um processo voltado à pesquisa e ao levantamento de dados, até chegar à precificação. (Veja mais no infográfico)

Exemplo

Caso uma empresa decida vender parte de seu capital social, o coordenador da oferta determina um valor inicial com variação.

Exemplo: entre R$ 10 e R$ 15. Após isso, o próximo passo é levantar o interesse de compra dos investidores no mercado em geral. Se por acaso o valor esperado não for atingido, a melhor solução da companhia é baixar o preço, de forma que atraia mais acionistas para comprar seus papéis e, assim, chegar ao valor estipulado.

Renda variável x Renda fixa

O processo de bookbuilding também vale para títulos de renda fixa, como debêntures, Eurobonds e bônus globais. Assim como em ações, a lógica é a mesma: pesquisar uma taxa de juros em que a quantidade de papéis oferecidos pode ser vendida de forma que seja proporcional ao esperado pela companhia.

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) oferece o e-Bookbuilding, um modelo digital da ferramenta de apuração de intenção de compra das ações e outros títulos.

Posts recentes

Ver tudo

O que muda com a nova Selic?

Com o recente corte da taxa básica de juros aqui no Brasil, muitas pessoas podem ficar com dúvidas sobre o que essa mudança mexe no mercado financeiro. No dia 6 de maio, o Comitê de Política Monetária

bottom of page